Sobre Nós
Beit Sh’muel – Memória, Tradição Oral e Identidade
A Esnoga Beit Sh’muel é um importante ponto de encontro do judaísmo da grande Recife para o estudo e aprendizado da Torá, bem como, para a comemoração do ciclo de vida e eventos sociais judaicos da tradição sefaradita. Em 2004 foi estabelecida na rua Marquês de Amorim, com o apoio do Chazan Isaac Essoudry Z"L, com o mesmo grupo que já vinha se reunindo na Sinagoga Israelita do Recife da rua Martins Júnior, desde 1987. E, vem mantendo relações, desde essa época, com importantes personalidades e instituições judaicas no Brasil, em Israel e nos Estados Unidos, principalmente sobre os estudos criptojudaicos.
Em 2010, a Esnoga passa a ser mantida pela Associação Israelita Sefaradi Beit Sh’muel de Cultura e Beneficência, devidamente registrada no Cadastro Nacional de Personalidades Jurídicas. A maioria dos membros da Esnoga vem de uma tradição marrana do Recife. O grupo se reúne todos os shabatot, para a Tefilá de Shaharit, o estudo da Torá finalizando com a Havdalá. Até recentemente, orientação dos estudos estava sendo conduzido pelo Chacham Isaac Essoudry Z"L, porém, desde novembro sob a orientação de Odmar Braga Pinheiro.
Os objetivos da Beit Sh’muel refletem a sabedoria talmúdica de que somos "Shutafim b'ma’aseh bereshit", parceiros na criação. Isso significa que os membros da Esnoga estão comprometidos em serem parceiros na criação de um mundo de shalom: paz, harmonia e equilíbrio. Fazendo isso através do estudo da Torá segundo tradição sefaradita, e apoiando os esforços locais e mundiais para promover a justiça social.
A Esnoga utiliza o nusach marroquino em grande parte dos serviços, bem como, usa a tradição hispano-portuguesa em alguns momentos da tefilá. O sidur adotado pela Beit Shmuel é aquele que foi organizado pelo Rabino Elmescany e o Chazan David Salgado. Evidentemente todos membros estão comprometidos com os treze princípios da fé de acordo com Rambam. É um grupo participativo, pois cada membro é encorajado a contribuir para a vida judaica na Beit Sh’muel, lançando novas atividades sociais e comunitárias.


